Você sabe o que é a Semana do meio ambiente?

A Semana Nacional do Meio Ambiente acontece na primeira semana de todo mês de junho, desde 1981, quando foi instaurada pelo Decreto nº 86.028. A data foi escolhida por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

A data mundial foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em 1974.

Anualmente, o Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por uma Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano. A primeira foi a Conferência de Estocolmo, que designou o dia 5 de junho para a data. Em 2022, completam-se os 50 anos desta conferência.

Este ano, o Governo da Suécia será o anfitrião da conferência. Com o mote “Uma Só Terra”, o evento destaca a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das nossas escolhas, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes.

"O Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data das Nações Unidas para sensibilizar pessoas e promover a ação ambiental em todo o mundo. Ao longo dos anos, a celebração cresceu e se tornou a maior plataforma global para divulgar a agenda ambiental, alcançando milhões de pessoas em todos os continentes", disse a ONU em comunicado.

Portanto, a Semana Nacional do Meio Ambiente envolve uma série de ações que visam a conscientização sobre temas relacionados ao meio ambiente. Os eventos vão desde Workshops e palestras até ações mais práticas, como coleta de lixo em praias, por exemplo.


Nos siga no Instagram: @lixozeropoa e @vidamaisustentavel







Artigo disponível em: https://bit.ly/3a7B9rP