Live: Inovação entre o reaproveitamento e a reciclagem



A live Nas Ondas da Transição terá uma programação especial durante a Semana Lixo Zero.


No dia 28 de outubro, quinta, às 11h, as convidadas da jornalista Sílvia Marcuzzo são Therese Hofmann, professora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, detentora de duas patentes de reciclagem e Ana Borba, uma “engenheira de upcycling˜, proprietária da Lixiki, uma empresa que desde 2008 vem realizando muitos projetos com redes de capacitação.


Therese é ligada a academia e a diversos conselhos. É Licenciada e Mestre em Arte, e Doutora em Desenvolvimento Sustentável CDS/UnB.Tem como linhas de pesquisa: Metodologias, Educação e Materiais em Artes Visuais, Políticas Públicas e Inovação, Ensino a Distância e Inclusão Social. Detém patentes registradas no INPI, Reciclagem de Papel Moeda (registrada em 1996 e concedida em 2008 – PI 9605508-1) e Reciclagem de Bitucas de Cigarro (registrada em 2003 e concedida em 2014 – PI 0305004-1.

Ela é membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (CEP/CHS) da UnB e membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior /CONAES/MEC. Líder dos grupos de pesquisa e Pesquisa de Desenvolvimento Metodológico e Capacitação para governança e gestão pública da empregabilidade no Brasil – Programa de Empregabilidade: Qualifica Brasil, certificado pelo CNPq desde 2017 e líder do grupo Metodologias, Educação e Materiais em Artes Visuais, certificado pelo CNPq desde 2018.


Já Ana Borba trabalha com projetos de natureza socioambiental desde 2002, é engenheira civil de formação, mas se considera uma “engenheira de upcycling”. Desenvolveu projetos em vários lugares do Brasil, em especial no Recife e em São Paulo, onde mora atualmente. Ana é a alma da Lixiki, empresa de reutilização de materiais, que fundou em 2008, voltada hoje para ecoeducação. Ela cria projetos, produtos e organiza as redes produtivas, inclusive promovendo a capacitação, quando necessário. Ana é futurista, adepta da Fluxonomia 4D, no movimento @imagine2030 e, ainda, engajada em redes de liderança evolutiva e economia circular.


O programa vai ao ar no canal do YouTube de Silvia Marcuzzo, assim como nas redes da jornalista @silmarcuzzo no Instagram e Silvia Marcuzzo no Facebook.