Atitude Cidadã 2021

Por que Atitude Cidadã ?


Neste momento de pandemia e isolamento social, valorizar as pessoas que fazem a sua parte todos os dias é essencial. Focar em valorizar aqueles que doam seu tempo e atenção com o outro, com o futuro e com as ações que afetam sua casa, o condomínio do prédio, sua rua, a cidade.


Pessoas que estimulam comportamentos sustentáveis e que geram impactos positivos na sociedade.


O título de atitude cidadã tem o objetivo de reconhecer os vanguardistas de iniciativas que tornam realidade o conceito lixo zero em cada cidade, sejam cidadãos que demonstraram por meio de iniciativas ou intervenções locais, seu engajamento e comprometimento imediato com a causa, abrangendo toda a transversalidade do conceito LZ.


O que é o evento?

É um evento de mobilização, para reconhecer o papel de protagonismo dos cidadãos escolhidos para a homenagem do prêmio de Atitude Cidadã.


Foco do evento

Evento simples e efetivo para demonstrar toda a gratidão e reconhecimento que temos para com aqueles que já atuam pelo movimento lixo zero na nossa cidade de Porto Alegre, até mesmo antes de nós chegarmos como embaixadoras do ILZB, para sermos acolhedores, promovermos a troca de valores, experiências e saberes locais.


Quando?

O evento aconteceu ao longo de toda a semana do dia 22 à 26 de março de 2021, onde nesses 5 dias, apresentamos e reconhecemos


às 5 mulheres escolhidas por nós, para compor o time de homenageadas.


Como?

Vídeo gravado dos homenageados falando um pouco da sua história, contando de si, e explicando o que já foi feito na cidade e por que consideramos ele/ela um merecedor.


Onde?

Online, gravado no local onde a pessoa homenageada trabalha/ local à combinar.


Nível nacional e regional - De segunda (22) a sexta feira, onde em cada dia estaremos mostrando e falando sobre uma mulher que nos inspira.


O evento ocorrerá simultaneamente, dos dias 22 à 27 de março, em 20 Estados, 64 cidades e serão 573 títulos de atitude cidades. cidades em sua maioria online, com diversas divulgações na mídia, tanto online, impressa quanto redes sociais, e também com pessoas no país inteiro sendo reconhecidas pelo seu trabalho, sendo admiradas e dando uma maior visibilidade pras pessoas “não tão vistas” pela sociedade. pessoas que ainda não tem um espaço delas na mídia, e nem foram reconhecidas de alguma forma, terão essa oportunidade agora.


Expectativa de 50 cidades participantes e 27 unidades federativas no país 100 embaixadores ILZB, mais de 5000 pessoas impactadas diretamente e 500.000 pessoas impactadas indiretamente.


Quem são as escolhidas?

5 mulheres que nos inspiram e tem um trabalho digno de se orgulhar na nossa cidade:



Natalia Soares
Ana Paula Medeiros de Lima
Sônia Holmos de Mesquita
Alba Maria La Rosa
Simone Poças Pinheiro


5 mulheres que traremos aos olhos da sociedade pra contar o que elas fazem diariamente pra fazerem a sua parte no meio ambiente e sociedade.


Simone Poças Pinheiro, Assistente social de formação, trabalhou com futebol em sua

Especialização em Psicologia do Esporte e Saúde do Trabalhador, mestranda em ciências sociais, hoje é a técnica que atende a duas unidades de triagem na cidade de Porto Alegre, (Anjos da Ecologia e Reciclando pela Vida) que mesmo em pandemia não pararam de trabalhar.





Sônia Holmos de Mesquita aprofundou-se nos trabalhos de atendimento nas instituições que tratavam de moradores de rua, que com o tempo passou a ter o seu galpão de reciclagem com planejamento de cursos e gestão; fundadora da Associação de Catadores da Padre Cacique na década de 1990; Graduada em Serviço social pela PUCRS e pós-graduada em Intervenção Sócio-Familiar pela ULBRA.





Natalia Soares, pedagoga e educadora ambiental aos 74 anos, idealizadora da Sombra e Arte, é uma entusiasta e ativista do estilo de vida lixo zero. No canal do YouTube do Lixo Zero Porto Alegre, há vídeos nos quais Natalia ensina a fazer upcycling com guarda-chuvas e jeans usado.Embaixadoras de Porto Alegre como organizadoras do Evento Nacional.









Paula, catadora de materiais recicláveis há mais de 24 anos; Presidenta da Unidade de Triagem da Vila Pinto CTVP e Secretária do Fórum de Catadores de POA. Graduanda em administração de empresas. Diretamente engajada na luta de reconhecimento da categoria de catadores e para que seja cumprido o que está nas Políticas Públicas relacionado aos Resíduos Sólidos Urbanos.







Após o Prêmio Lixo Zero na categoria de “Comunicação e Imprensa” da Semana Lixo Zero 2020, as embaixadoras Thays, Nicole e Paula foram convidadas a fazerem parte da equipe da organização de eventos do ILZB para o ano de 2021. E este é o primeiro evento que está sendo organizado por elas à nível nacional.


#atitudecidadã2021

#tituloatitudecidada2021

@institutolixozerobrasil


Instituto Lixo Zero Brasil realiza encontro para premiar pessoas relevantes nas cidades de todo país

Na próxima segunda feira de março (22/03), acontecerá o Atitude Cidadã, encontro virtual promovido pelo Instituto Lixo Zero, para reconhecer as pessoas que já faziam ações e trabalham em prol do meio ambiente e da sustentabilidade na nossa cidade, muito antes do Lixo Zero chegar por aqui. E buscando dar visibilidade às mulheres, o Lixo Zero Porto Alegre homenageará estas agentes da mudança e transformação da nossa cidade, que fazem a diferença por aqui e procuram cada vez mais reconhecimento e visibilidade por parte da sociedade.

Nesta oportunidade serão apresentadas as histórias destas mulheres e as ações já realizadas por elas na cidade, bem como um agradecimento à tantos anos de dedicação. Será um evento de muita inspiração para divulgarmos ações e comportamentos sustentáveis, reconhecendo essas mulheres que agem por um mundo melhor, localmente.

O Prêmio Atitude Cidadã ocorreu entre os dias 22 e 26 de março de 2021.

Em Porto Alegre, este ano será a 1ª edição do evento, de um calendário cheio de iniciativas em prol da sustentabilidade que o ILZB está preparando, e que logo mais aparecerão por aí.

O Instituto Lixo Zero Brasil

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos.


Por que mulheres?

Em homenagem à elas, tão batalhadoras, mulheres, e ao mês da mulher (08 de março - dia internacional da mulher), resolvemos optar pela escolha de mulheres para integrar este time de homenageadas pelo prêmio Atitude Cidadã. Elas merecem um reconhecimento e visibilidade por tanto esforço e trabalho durante todos estes anos, por serem tão atuantes na nossa sociedade, tanto no âmbito social quanto ambiental.


Optamos por escolher somente mulheres para premiar como cidadãs relevantes na nossa cidade. Elas são socialmente e ambientalmente ativas nos seus trabalhos, ações e comunidades, e por isso, essa é uma forma de homenageá-las neste mês de março, com um dia importante, necessário e muito especial: o dia internacional da mulher.


Serviço:



Onde:

  • No canal do Youtube do Lixo Zero Porto Alegre

https://bit.ly/3kIum99


  • Na página do Instagram do Lixo Zero Porto Alegre

https://bit.ly/2NMbeeB


Mais informações:

Email: slzpoa@gmail.com